(27) 3361-4421   |    99991-6982

O roteiro “Os Passos de Anchieta”, resgata o trecho de 100 quilômetros entre Anchieta e Vitória ao qual São José de Anchieta percorria duas vezes por mês, o chamado “caminho das 14 léguas”.

Caminhada que o jesuíta vencia na companhia dos guerreiros temiminós que os acompanhavam na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, erguido num platô na Vila da Nossa Senhora de Vitória, hoje transformado no Palácio do Governo, na cidade de Vitória.

A experiência da caminhada combina encantos como o conhecimento de sítios históricos, com paisagens que oferecem ao andarilho uma seqüência de belos quadros da natureza.

 

Inicio: Catedral Metropolitana de Vitória

 

O que se sobressai acima da viagem em si ou do fervor religioso, é a forte experiência de introspecção – que na prática constitui a alma de todos os caminhos místicos. A reflexão inevitável de uma longa caminhada….

   

 

O recolhimento do andarilho em seus pensamentos alterna-se com a convivência com outros que ali irmanam no propósito, de no mínimo chegar ao mesmo destino. É o que basta para criar redes de solidariedade.

Percorrer “Os Passos de Anchieta” sozinho (estando bem consigo) ou na companhia de alguém, é uma rica e marcante experiência. Isso ajuda a explicar porque depois do surgimento desta rota, em 1998, começou a proliferar em várias partes do país muitas trilhas, caminhos e rotas fundados pelas mesmas motivações.

[Texto: ABAPA]

Fotos: ABAPA

 

No terceiro dia de caminhada, 02/06, o percurso é em Guarapari: de Setiba a Meaípe (24 km).  👣

Nossos amigos peregrinos passarão pelas praias e sítio histórico da Cidade Saúde.

O local de recepção no centro, será a Antiga Matriz Nsa. Sra. da Conceição. A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN). Marca a data de fundação da cidade, construída em 1585, pelos jesuítas. Motivo pelo qual é representada em nossa recepção.

 

Foto: Marcelo Moryan

 

Haverá celebração para recepcionar os peregrinos com Pe. Diego Carvalho, a partir das 11h.

A Programação do evento segue até domingo, quando os andarilhos chegam a Anchieta, no Santuário de São José de Anchieta.

Valeu peregrinos guerreiros 🙂 !!!

Até OS PASSOS 2019!

 

 

 

Fonte [fotos e texto]: Pousada Mar e Mata, ABAPA (abapa.org.br e fan-page) e  Marcelo Moryan.